Medida Provisória

Carlos Lupi pede demissão do Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS

 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), anunciou nesta sexta-feira (2) sua saída do governo. A decisão ocorre em meio à crise provocada por uma investigação que revelou um esquema de fraudes e desvios de recursos de aposentadorias e pensões no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão vinculado à pasta.

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade”, escreveu Lupi em uma rede social.

Presidente licenciado do PDT, Lupi ocupava o cargo desde o início do governo Lula, há dois anos e quatro meses. Ele será substituído pelo ex-deputado Wolney Queiroz (PDT), seu número 2 no ministério.

O Jornal Nacional revelou que, em 2023, Lupi participou de uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social na qual foi alertado sobre as fraudes no INSS. No entanto, as primeiras ações para combater o esquema só foram adotadas quase um ano depois. Wolney também esteve presente na reunião.

A permanência de Lupi no governo já vinha sendo considerada insustentável dentro do Planalto. Diante da gravidade do escândalo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nos últimos dias, negociações com o PDT para definir a sucessão no ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *